segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dicas de Windows: Sistemas de janelas do Windows

Dicas de Windows: Sistemas de janelas do Windows: Sistemas de Janelas do Windows Os sistemas operacionais desenvolvidos nas últimas décadas têm valorizado cada vez mais suas interface...

Sistemas de janelas do Windows

Sistemas de Janelas do Windows


Os sistemas operacionais desenvolvidos nas últimas décadas têm valorizado cada vez mais suas interfaces gráficas ou áreas de trabalho, também nominadas de desktop. Na prática, isso significa tornar o computador mais atraente para as pessoas. Dentre as muitas facilidades e benefícios das interfaces gráficas modernas está o uso do sistema de janelas.
O que vem a ser isso? São espaços visuais que mostram ao usuário uma determinada informação ou conjunto de informações, sejam textuais ou gráficas, ou áudio-visuais, que estejam sendo executadas naquele momento. As janelas podem ter mais de uma dimensão e geralmente tem formato retangular, podendo ser abertas ou fechadas conforme o interesse do utilizador. Dependendo do sistema operacional, várias janelas podem ser visualizadas na área de trabalho.

As janelas possuem propriedades que lhe são peculiares. Enumeraremos algumas delas. A primeira reside na facilidade de movê-las na área de trabalho tanto no sentido vertical como horizontal. Outra característica é o tamanho da janela, que pode ser redimensionado na direção vertical ou horizontal. A mesma janela pode ainda ser minimizada ou maximizada conforme o interesse do usuário. Isso significa que ela pode ser aumentada ou diminuída, sem perder as informações nela contidas. Quando minimizadas, as janelas aparecem na barra de trabalho, em formatos de botões retangulares que podem ser clicados, a fim de que se veja a janela em um tamanho maior.                    
 
 

Se uma janela estiver aberta na área de trabalho em um formato maior, ela poder ser fechada clicando um botão de fechar, em formato de x, geralmente de cor vermelha, que fica na parte superior direita da cada janela.
 

Quando uma janela está no seu formato maior, ela está maximizada. Se estiver em seu formato reduzido, está minimizada. Para realizar estas operações, clicamos nos botões minimizar ou maximizar (restaurar janela), que possuem um layout bem parecido em vários sistemas operacionais.


 Do lado esquerdo, o botão minimizar, e no meio, o botão maximizar.                          

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dicas de Windows: Dicas de Windows: Sistema de Arquivos

Dicas de Windows: Dicas de Windows: Sistema de Arquivos:



Representação visual de um sistema de arquivos, contando com diretorios de pastas e arquivos

Dicas de Windows: Sistema de Arquivos

Dicas de Windows: Sistema de Arquivos

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas de armazenamento de dados, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido, armazenando ou excluindo arquivos.
No Windows, São utilizados tres sistemas operacionais, os FAT (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos) 16 e 32 eo NTFS (New Technology File System ou Novo sistema de Tecnologia de Informação).
responsavéis por guardar informações sobre a localização de cada arquivo dentro da unidade fisica (HD), para que elas possam ser salvas, recumperadas, alteradas ou deletadas posteriormente.
O FAT16, é o mesmo sistema utilizado nos cartões de memória, e o mais simples dos sistemas, utilizado desde os tempos do MS-DOS.
O FAT32, apresenta o menor numero possivel de alterações da versão 16, porem, com uma maior capacidade de reconhecimento de dados.
E o NTFS, é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, 7, Server -- 2003 e 2008), é um sistema de arquivos muito mais seguro que o FAT.

domingo, 11 de dezembro de 2011

História do Windows

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.

Antes do lançamento do Windows, sistema operacional mais utilizado no mundo, os softwares eram bem diferentes do que vemos hoje em dia. Não havia janelas, papéis de parede, efeitos e nem mouse, tudo era feito a partir de linhas de comando muito feias esteticamente e relativamente complicadas.


SIGNIFICADO DO NOME
A palavra windows significa "janelas", e a sua interface gráfica apresentando janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.


ORIGEM E HISTÓRIA

As primeiras versões do Windows, em 1983, eram vendidas em uma caixa com quatro disquetes, demorava uma grande quantidade de tempo para instalar e o espaço total do sistema ocupava apenas 1 Mb. A Microsoft começou a desenvolver o Microsoft Windows em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993.


Windows 1.01: limitado e obsoleto

O Windows 1.01, lançado em 20 de novembro de 1985, consistia numa interface gráfica bidimensional para o Sistema Operacional MS-DOS. Juntamente com o ambiente gráfico, vinham outros programas: calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando (uma janela direta para o DOS), programas como o Write (editor de texto), Painel de Controle, Paint (editor de imagens) e programas de comunicação. Permitia a utilização de mouse, janelas e ícones.


Windows 2.0 e processos com a Apple

Em 9 de dezembro de 1987, foi lançado o Windows 2.0, uma versão melhorada do seu antecessor. A Apple, vendo a extrema semelhança entre seu Sistema Operacional e o Windows, abriu um processo em 1988 alegando ter a Microsoft copiado suas ideias, mas o processo foi perdido pela Apple, pois a Microsoft alegou que tais ideias foram criadas antes nos computadores Star da Xerox.

O novo Windows 2.0 possuía ícones para representar os programas e arquivos, permitia a sobreposição de janelas e essas podiam maximizar e minimizar. Seus arquivos de instalação cabiam em oito disquetes de 360 KB cada um.


Windows 3.x

O Windows 3.00 foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft e foi lançado em 22 de Maio de 1990. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo. Tecnicamente, hoje, essa versão é considerada o primeiro ambiente gráfico para o Sistema Operacional MS-DOS. Essa nova versão possuía: uma interface mais amigável, o gerenciamento de memória e o sistema multitarefa e incluiu o suporte às fontes True Type – ou seja, as fontes não eram mais quadradas como as anteriores.

  1. Windows 3.10 - foi lançada em 6 de abril de 1992 e tinha softwares para multimídia (som, vídeo, microfone, etc.) e fontes True Type (aumentando muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.00. Ele era apresentado em oito disquetes de 1,44 MB cada um.
  2. Windows for Workgroups 3.10 - foi lançada em 28 de outubro de 1992, e era praticamente o Windows 3.10 com suporte à rede, fax-modem e correio eletrônico. Ele era apresentado em nove disquetes de alta densidade com 3,5" de 1,44 MB cada um.
  3. Windows 3.20 - esta versão limitou-se em acrescentar o chinês como uma língua que poderia ser utilizada por aplicações, executado neste sistema.
  4. Windows for Workgroups 3.11 - foi lançada 8 de novembro de 1993 e era praticamente a revisão da versão anterior.
  5. Windows with Multimedia Extensions – os fabricantes de diversos periféricos multimídia desenvolviam drivers (controladores) para que o Windows pudesse reconhecer seushardwares, assim foram lançadas diferentes versões, sempre adicionando novos recursos multimídia.

Windows NT

O Windows NT foi lançado pela primeira vez pela Microsoft em 1993. Ele tinha por objetivo fornecer mais segurança e comodidade, tornando-se o Sistema Operacional mais utilizado pelas empresas.

A série NT do Windows permaneceu sem popularidade até o fim da era 9x/ME, quando lançaram o Windows 2000. Nesta edição, também foi implementada a ideia de Serviços (ou Processos), na qual o Sistema Operacional trabalha a partir de serviços, tendo assim menores chances de travar, pois era possível reinicializar apenas um serviço ao invés da máquina por inteiro.


Windows 95

Lançado em 24 de agosto de 1995. O Windows 95, diferentemente dos da Geração 3.xx, podia inicializar sem depender do MS-DOS, mas ainda existia dependência de módulos do kernel do MS-DOS.

Tanto o Windows 95 como os da família 3.xx possuíam três núcleos básicos, descritos a seguir

  • Kernel – O núcleo do sistema propriamente dito. Responsável pelo controle e o acesso à memória, gerencia a memória virtual, controle dos aplicativos, gerencia arquivos etc.
  • GDI – Graphics Device Interface (Dispositivo de Interface Gráfica). É a parte do Windows responsável pela apresentação de tudo aquilo que está na tela. Todas as janelas e ícones são desenhados pelo GDI.
  • User – Controla a interface do Windows com o usuário, como entrada de comandos e documentos abertos.

Windows 98

Lançada em 25 de junho de 1997. Apesar do Windows 98 não apresentar mudanças significativas na sua estrutura com seu antecessor, muitas falhas foram corrigidas e novos recursos foram adicionados, tais como integração completa com a Internet, utilização do sistema de arquivos FAT 32, melhorias na interface gráfica e suporte (drivers) a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus), que é uma entrada padrão de periféricos, hoje em dia muitos aparelhos se conectam ao computador através desse tipo de entrada (impressoras, câmeras, pen drivers, etc.).

Porém, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, o Windows 98 era também mais lento e mais instável por ter mantido a estrutura monolítica herdada do DOS.


Windows 2000

Foi a migração do Windows para a estrutura microkernel, abandonando de vez o legado do Sistema Operacional DOS. Para isso, reaproveitou-se o código de uma das versões da série NT (Windows NT 5.0), possibilitando ao usuário comum o uso de um Sistema Operacional multiusuário. Devido a falhas de segurança, como, por exemplo, o armazenamento de senhas em um arquivo próprio e visível, facilitava a ação de crackers e invasores.


Windows ME

Foi lançado pela Microsoft em 14 de setembro de 2000, sendo essa a última tentativa de disponibilizar um sistema baseado, ainda, no antigo Windows 95. Essa versão trouxe algumas inovações, como o suporte às máquinas fotográficas digitais, aos jogos multi jogador na Internet e à criação de redes domésticas (home networking). Introduziu o Movie Maker e o Windows Media Player 7 (para competir com o Real Player, software destinado à execução de vídeos e músicas) e atualizou alguns programas.

Acredita-se que essa versão foi lançada para reanimar as vendas do Windows e que basicamente era mais uma versão do antigo Windows 98.


Windows XP

Lançado em 25 de Outubro de 2001, é também conhecido como Windows NT 5.1. A sigla XP deriva da palavra eXPeriência (eXPerience).

Essa versão do Windows foi considerada por diversos anos como a melhor versão lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface bastante simples e inovadora. Como acontece na maioria dos lançamentos de nova versão do Sistema Operacional, o aumento nos requisitos mínimos de recurso (como 128Mb de memória RAM) foi considerado entrave no início de suas vendas.


Windows Vista - Inteligente e Seguro


O Windows Vista trouxe centenas de alterações e novas funcionalidades. A sexta geração do sistema teve sua interface gráfica redesenhada e introduziu o Aero, o estilo visual que combina a aparência de janelas leves e translúcidas com poderosos avanços gráficos. O Windows Vista introduziu o Windows Media Center, uma aplicação que reúne diversos tipos de mídia executáveis em um computador em um só lugar.

O Windows Vista foi concebido para ser a versão mais segura do Windows já lançada. Com novas funções de segurança como o Windows Defender, um software anti-spyware que ajuda a evitar a perda de desempenho do computador, a perda de privacidade e pop-ups de anúncios indesejados causados por spyware e outros softwares potencialmente indesejados.


Aproximadamente 95% dos computadores de todo o mundo executam o sistema operacional Windows.