Painel de Controle



O Painel de Controle é uma pasta do sistema que possui os principais itens/ferramentas para configuração/personalização do ambiente Windows e de alguns dispositivos.
Para acessar o Painel de Controle nos Windows 95, 98, 2000, e ME pode-se clicar em Iniciar, apontar para Configurações e depois clicar em Painel de Controle. No Windows XP basta o clique simples no Iniciar e posteriormente o clique em Painel de Controle. Também é possível  acessar através do ícone Meu Computador, que está posicionado na área de trabalho.
O Painel de Controle possui várias ferramentas, no entanto, iremos tratar neste tópico as mais utilizadas no nosso dia-a-dia.
ADICIONAR OU REMOVER SOFTWARES
                Esse recurso é bastante simples além de ser útil, principalmente, para desinstalar programas que não estão mais em uso. A desinstalação de programas inúteis pode melhorar o desempenho do sistema além de liberar mais espaço no disco rígido.
                Alguns usuários acreditam que apagar o ícone de um programa presente na Área de Trabalho é suficiente para o programa ser desinstalado do computador. Todavia para que um programa não mais exista na máquina é necessário acessar o assistente de desinstalação, que na versão do Windows XP, por exemplo, pode ser acessado da seguinte forma: Menu Iniciar →Painel de Controle → Adicionar ou Remover Programas, dessa forma uma janela será aberta com o assistente para desinstalação de programas a partir daí é só escolher o programa a ser desinstalado e clicar no botão Adicionar/Remover.

GERENCIAR CONTAS DE USUÁRIOS
                O gerenciamento de contas no Windows é um recurso simples, mas que pode ser bastante útil para evitar invasões de privacidade ou mesmo confusão entre arquivos de usuários diferentes, algo muito comum em máquinas que possuem um único usuário cadastrado.
                No Windows Vista, por exemplo, há três tipos de contas cujo acesso é limitado a cada  modelo de usuário. A conta Administrativa pode alterar senhas e configurações do sistema, acessar todos os arquivos e instalar software, drivers e hardware compatíveis com essa versão.
                A conta Padrão pode não ser capaz de instalar ou executar alguns programas, mas pode alterar a imagem da conta e criar, editar ou excluir a senha da conta.
                A conta Convidado tem acesso limitado aos recursos do computador, não sendo possível o acesso a arquivos pessoais ou protegidos por senha. No entanto esse modelo de conta pode utilizar programas instalados por outros.  
                Para criar uma conta é necessário os seguintes passos: menu Iniciar→Painel de Controle→Contas de Usuários e Segurança Familiar→Adicionar ou Remover Contas.

CENTRAL DE SEGURANÇA E FIREWALL
                A Central de Segurança (ou Central de Ações, dependo da Versão do Windows) é um local central para exibir alertas e tomar providências que podem ajudar a executar o Windows uniformemente.  Essa central gerencia as configurações do software antispyware (spyware é um software que coleta e transmite informações no computador sem o conhecimento do usuário) , a segurança da Internet e as configurações de controle da Conta de Usuário, além de monitorar as configurações de manutenção do computador e fornecer links para soluções de problemas  e outras ferramentas que podem ajudar a corrigi-los.
                Para ter acesso aos itens que compõem a Centra de Ações basta clicar no menu Iniciar, clicar em Painel de Controle e escolher a opção Sistema e Segurança.
                O Firewall é software ou hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall. Esse recurso pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Firewall não é a mesma coisa que um antivírus (vírus é um programa de computador mal intencionado criado especificamente para se auto-replicar e se espalhar de um computador a outro), pois não possui as funções de detectar o desativar vírus.
                Para acessar o firewall basta clicar no menu  Iniciar, clicar em Painel de Controle, clicar em Sistema e Segurança e escolher a opção  Firewall do Windows.

CONFIGURAÇÕES DE VÍDEO, TECLADO E IMPRESSORA
                Através das configurações de Vídeo é possível personalizar vários  elementos da tela do computador como: alterar a cor do fundo ou o padrão da tela, colocar um papel na área de trabalho, ativar uma proteção de tela, ativar as fontes de cores usadas para menus, barras de título e alterar ícones, cor da tela e resolução de vídeo. Para acessar basta seguir os passos: menu Iniciar→Painel de Controle→Hardware e Sons→Vídeo.
                O teclado é um periférico que admite a introdução de dados e informações no computador. Além disso ele também serve para controlar o computador através de comando simples que podem tornar o trabalho do usuário  mais eficiente. Suas teclas estão dividas em 07 grupos cujas funções estão descritas abaixo:
·         Teclas de digitação (alfanuméricas). Incluem as mesmas letras, números, pontuação e símbolos encontrados em uma máquina de escrever tradicional.
·         Teclas de controle. São usadas sozinhas ou em combinação com outras teclas para executar determinadas ações. As teclas de controle mais usadas são Ctrl, Alt, a tecla de logotipo do Windows e Esc.
·         Teclas de função. São usadas para executar tarefas específicas. Elas foram rotuladas como F1, F2, F3 e assim por diante até F12. A funcionalidade dessas teclas varia de programa para programa.
·         Teclas de navegação. Permitem editar texto e mover-se por documentos ou páginas da Web. Elas incluem as teclas de direção, Home, End, Page Up, Page Down, Delete e Insert.
·         Teclado numérico. É útil para digitar números rapidamente. As teclas estão agrupadas em bloco na mesma disposição de uma calculadora convencional.
Para acessar as Configurações de Teclado é preciso acessar o menu Iniciar clicar em Painel de Contrle e clicar no ícone Teclado.
A impressora é um periférico, exclusivamente, de saída de dados, em que a qualidade de impressão é medida em DPI ( pontos por polegada). Já a velocidade pode ser medida em CPS (caracteres por segundo) ou LPM (linhas por minuto), ou ainda, PPM (páginas por minuto).
A impressora do tipo matricial trabalha sobre uma matriz de agulhas que pressiona o papel mecanicamente, portanto, é uma impressora de impacto.
Já a jato de tinta (deskjet) trabalha com um cabeçote de impressão que possui um ou mais cartuchos de tinta. Esses cartuchos possuem minúsculos orifícios localizados muito próximos ao papel a ser impresso e espalham a tinta por impulsos elétricos.
A impressora a laser utiiliza a tecnologia do laser para produzir a impressão. O laser sensibiliza um cilindro com a imagem a ser impressa, com essa sensibilização o tonner fixa no papel.
Para imprimir um documento ou imagem  você pode especificar o número de cópias a serem impressas e o intervalo de páginas, bem como alterar opções de impressora, papel, margem e orientação. É possível fazer uma configuração permanente para todos os documentos a serem impressos por um usuário ou uma configuração somente para uma determinada impressão. Para acessar as configurações da impressora basta seguir o passos Menu Iniciar→Painel de Controle→Hardware e Sons→Dispositivos e Impressoras.

AGENDAMENTO DE TAREFAS

Esse recurso agenda a execução automática de programas ou outras tarefas. Para agendar tarefas no Windows é interessante efetuar o logon de administrador, pois se não tiver efetuado logon como administrador, só poderá alterar as configurações que se aplicarem à conta do usuário.
Esse recurso é bastante atraente, pois se o usuário costuma usar um determinado programa regularmente, poderá usar o Assistente de Agendador de Tarefas para criar uma tarefa que abre o programa para automaticamente de acordo com a agenda que ele escolher. Por exemplo, se uma pessoa usa um programa financeiro em um determinado dia de cada mês, poderá agendar uma tarefa que abra o programa automaticamente para que você não corra o risco de esquecer. Para ter acesso ao agendamento de tarefas é necessário clicar no menu Iniciar, em seguida em Painel de Controle e dentro de Painel de controle escolher a opção Ferramentas Administrativas  e clicar no item Agendador de Tarefas.




Grupo de Painel de Controle

Elizane Silva do Nascimento
Luã Gabriel Serafin da Silva
Luanna Ferreira de Azevedo
Silvina Julia Damasceno de Oliveira
Vera Lúcia Santos de Azevedo



Um comentário: