Sistemas de Janelas do Windows
Os sistemas operacionais desenvolvidos nas últimas décadas têm valorizado cada vez mais suas interfaces gráficas ou áreas de trabalho, também nominadas de desktop. Na prática, isso significa tornar o computador mais atraente para as pessoas. Dentre as muitas facilidades e benefícios das interfaces gráficas modernas está o uso do sistema de janelas.
O que vem a ser isso? São espaços visuais que mostram ao usuário uma determinada informação ou conjunto de informações, sejam textuais ou gráficas, ou áudio-visuais, que estejam sendo executadas naquele momento. As janelas podem ter mais de uma dimensão e geralmente tem formato retangular, podendo ser abertas ou fechadas conforme o interesse do utilizador. Dependendo do sistema operacional, várias janelas podem ser visualizadas na área de trabalho.
As janelas possuem propriedades que lhe são peculiares. Enumeraremos algumas delas. A primeira reside na facilidade de movê-las na área de trabalho tanto no sentido vertical como horizontal. Outra característica é o tamanho da janela, que pode ser redimensionado na direção vertical ou horizontal. A mesma janela pode ainda ser minimizada ou maximizada conforme o interesse do usuário. Isso significa que ela pode ser aumentada ou diminuída, sem perder as informações nela contidas. Quando minimizadas, as janelas aparecem na barra de trabalho, em formatos de botões retangulares que podem ser clicados, a fim de que se veja a janela em um tamanho maior.
Se uma janela estiver aberta na área de trabalho em um formato maior, ela poder ser fechada clicando um botão de fechar, em formato de x, geralmente de cor vermelha, que fica na parte superior direita da cada janela.
Quando uma janela está no seu formato maior, ela está maximizada. Se estiver em seu formato reduzido, está minimizada. Para realizar estas operações, clicamos nos botões minimizar ou maximizar (restaurar janela), que possuem um layout bem parecido em vários sistemas operacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário