Área de Trabalho (Desktop)


ÁREA DE TRABALHO





A área de trabalho consiste basicamente numa interface gráfica onde o usuário é capaz de abrir janelas de programas e efetuar algumas operações que sejam necessárias para o seu uso. O "desktop" como também é chamada, pode ser personalizada com papéis de parede já existentes no sistema operacional ou com fotos de acordo com a preferência do usuário. Na área de trabalho o usuário tem uma visualização completa de todos os arquivos e programas através dos ícones que ele mesmo seleciona como atalhos para poder abrir com maior facilidade, botão iniciar, barra de tarefas e em algumas versões mais modernas do windows poderá até visualizar a temperarura e a previsão do tempo para o dia atual.


BOTÃO INICIAR (OPÇÕES DE CONFIGURAÇÃO E USO)



O Menu Iniciar é um ponto de partida para executar arquivos, programas e acessar várias e diferentes pastas do computador em apenas alguns cliques. O Menu Iniciar abre arquivos, pastas, programas, áreas de configuração do seu computador e também traz o botão para desligar, reiniciar ou hibernar a máquina. Ele é acessado pelo botão na parte inferior do lado esquerdo da Barra de tarefas e também pela tecla do logotipo do Windows no teclado.

Você pode deixar seu botão iniciar muito mais prático, com atalhos que atendem melhor suas necessidades. Vá com o ponteiro do mouse até o botão do menu iniciar e clique com o botão direito do mouse, depois clique em "propriedades", "menu iniciar" e depois "personalizar" de deixe o botão iniciar mais prático.


ÍCONES E TIPOS DE PONTEIROS DO WINDOWS



Para alterar os tipos de ponteiros ou ícones do windows clique com o mouse no botão iniciar, depois "painel de controle" - "personalização" - "alterar ícones do windows" ou "alterar ponteiros do mouse", selecione o ícone e o ponteiro de sua preferência e clique em "ok" para finalizar e personalizar o layout do seu computador.


Sistemas de Janelas do Windows
Os sistemas operacionais desenvolvidos nas últimas décadas têm valorizado cada vez mais suas interfaces gráficas ou áreas de trabalho, também nominadas de desktop. Na prática, isso significa tornar o computador mais atraente para as pessoas. Dentre as muitas facilidades e benefícios das interfaces gráficas modernas está o uso do sistema de janelas.
O que vem a ser isso? São espaços visuais que mostram ao usuário uma determinada informação ou conjunto de informações, sejam textuais ou gráficas, ou áudio-visuais, que estejam sendo executadas naquele momento. As janelas podem ter mais de uma dimensão e geralmente tem formato retangular, podendo ser abertas ou fechadas conforme o interesse do utilizador. Dependendo do sistema operacional, várias janelas podem ser visualizadas na área de trabalho.

    
As janelas possuem propriedades que lhe são peculiares. Enumeraremos algumas delas. A primeira reside na facilidade de movê-las na área de trabalho tanto no sentido vertical como horizontal. Outra característica é o tamanho da janela, que pode ser redimensionado na direção vertical ou horizontal. A mesma janela pode ainda ser minimizada ou maximizada conforme o interesse do usuário. Isso significa que ela pode ser aumentada ou diminuída, sem perder as informações nela contidas. Quando minimizadas, as janelas aparecem na barra de tarefas, em formatos de botões retangulares que podem ser clicados, a fim de que se veja a janela em um tamanho maior.   
                 

Se uma janela estiver aberta na área de trabalho em um formato maior, ela poder ser fechada clicando um botão de fechar em formato de x, que fica na parte superior direita da cada janela.
 

Quando uma janela está no seu formato maior, ela está maximizada. Se estiver em seu formato reduzido, está minimizada. Para realizar estas operações, clicamos nos botões minimizar ou maximizar (restaurar janela), que possuem um layout bem parecido em vários sistemas operacionais.

 Do lado esquerdo, o botão minimizar, e no meio, o botão maximizar.  

Menus pop-up                        

 O que são menus pop-up?  É um recurso bastante utilizado que facilita o acesso do usuário a muitos links de navegação, armazenados em um único espaço ou menu. Dentro desse menu aparecem os submenus, que são as opções que o usuário tem dentro daquele ambiente.


                                               
 Em todo sistema operacional temos menus po-up, eles são estremamente úteis e fáceis de utilizar, pois utilizam um modelo de menus, semelhante ao de cardápios dos restaurtantes. A indicação na gavura acima, mostra em detalhe verde a indicação de um menu pop-up. Como podemos ver, dentro de um menu, podem existir submenus com vários outros submenus.

Dentro das opções que o usuário tem está a opção de habilitar ou desabilitar determinada função dentro do menu pop-up. Na figura acima vemos que a primeira opção dentro do menu "preferences" está habilitada, como indica uma cetinha preta do lado esquerdo da opção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário